but Heaven is where Hell is..

terça-feira, 30 de março de 2010

A felicidade é...

Hoje escrevo sobre um tema que muito me tem dado que pensar, a felicidade.
Se me perguntarem se sou feliz, vou dizer que não, sem pensar muito. Mas a verdade é que secalhar tenho uma ideia errada acerca deste tema.
Em conversa com uma pessoa mais velha, surgiu este tema e a certa altura, quando eu disse que só me considerava feliz se o fosse totalmente, essa pessoa disse:  "a felicidade é uma conquista, são momentos, são gestos, até palavras. Todos os dias tens uma coisa destas, por isso és feliz. Porque a felicidade nunca é completa."
Realmente, secalhar essa pessoa está certa. Secalhar ando em busca de algo que só existe na minha cabeça. Ou então é o meu conceito de felicidade que está baralhado.
O que é a felicidade, alguém me pode dizer?
Será a felicidade a ausência de problemas? Será estar rodeado pelas pessoas que se ama? Será um momento, uma paisagem, uma música, um abraço, um beijo? Será a felicidade o cheiro da terra molhada das primeiras chuvas, ou um café quente, enrolado num cobertor, num frio dia de inverno? Será a felicidade isto tudo, ou nada disto?
Como essa mesma pessoa disse " acho que é errado dizer "eu sou feliz", o certo seria dizer "eu estou feliz".
Vendo bem, esta teoria ensina-nos a ver o bem nas pequenas coisas da vida, a saber guardá-las e a tirar o melhor partido delas.
Pois bem, a partir daqui vou tentar saborear da melhor maneira o que a vida me dá para que possa dizer mais vezes e sem hesitar "eu estou FELIZ". 
Se amealhar muitos "eu estou feliz", pode ser que um dia possa dizer "eu sou feliz!", sim, porque ainda continuo a acreditar na felicidade total.
Até lá, continuo a minha caminhada e a aproveitar a minha viagem por cá.




Lanço um desafio a quem for feliz ou tiver algo a dizer acerca deste tema que diga, que é um tema sobre o qual gosto de falar =)

8 comentários:

  1. bem, chegou o dia em que vou comentar pela primeira vez "o" blog!
    e olha qe ate tou nervosa..
    Em primeiro lugar preciso de agradecer-te por me (nos) dares a oportunidade de conhecer um pouco mais de ti.. tem sido mt bom, mesmo.. Nao sao raras as vezes qe dou por mim a pensar em assuntos que vais semeando por aqui.. ja para nao falar das sugestoes musicais que me têm tornado mais culta, e não me refiro apenas ao contexto musical propriamente dito.. nao equecendo ainda as vezes em que se liberta H20 pelos meus orgaos da visao qdo leio alguns textos teus..

    Quanto ao assunto do post em questao, confesso que é um tema que tambem me agrada, mas às vezes deixa-me um bocadinho perdida... por um lado (ha dias em que) axo que nao temos o direito de dizer que nao somos felizes... Nós somos é uns felizardos por termos a vida que temos, uns privilegiados, e se dizemos que nao somos felizes assim, entao somos uns egoistas e uns mal-agradecidos... porque ha pessoas que vivem mesmo muito mal!! Sem ninguem que lhes dê uma mão, uma palavra, um afecto! E as crianças que nascem com um destino de violencia e fome traçado?? Essas é que nem sabem qe há uma coisa que se chama felicidade..

    Mas depois há alturas em que começo a pensar se tambem nao merecerei essa tal felicidade a que te referes.. a felicidade total.. caramba, olho para um lado e vejo pessoas que transbordam felicidade! e eu sempre ali, apenas como espectadora... Nessas alturas penso: deixa la, há-de chegar a tua vez! Mas realmente, ha-de chegar a minha vez de que? de nao ter problemas? de so fazer aquilo que gosto e tudo correr bem? de ter uma familia que ta sempre comigo e qe tb é feliz? isso é ser feliz? epá.. nao sei se é...
    Acho que a pessoa que te falou do "estou feliz" tem muita razao. E sabes que mais? Vou tambem tentar amealhar o maximo de "estou feliz"!! E tu nao te esqueças de avisar quando chegares à parte do "sou feliz", porque quando tu la chegares, quer dizer que tambem vou estar quase quase lá, ja que vamos começar a amealhar na mesma altura!

    Bem, e parece-me que ja chega de bitaites por agora.. 'Tás a ver, é isto que me tens feito, por-me a reflectir, mas hoje decidi nao pensar só para mim, mas tambem partilhar- nao só com a comunidade do blog (que iamgino que ja seja bem grande) -mas tambem com o autor de tal maré de reflexão que és tu, óh Skippy!

    Fica bem, e nao te esqueças aqui do pessoal que espera ansiosamente por cada post!

    ResponderEliminar
  2. És é parvo!

    Quando era puto e frequentava a catequese e me diziam que tinha de me portar bem para ir para o céu, para um estado de felicidade suprema, eu sempre me perguntei como podia isso ser giro. Se engraçado é as emoções, os erros e as emendas, os choros e os sorrisos. Como poderia eu apreciar um dia bom, não tendo um dia mau para comparar! Andava toda a minha vida com um sorriso parvo todo o santo dia. A felicidade total deve ser a maior seca que existe, uma coisa horrível e monótona.

    E mais, se fosse eternamente feliz nunca apreciaria o génio dos Radiohead, uma das maiores felicidades que existem!

    ResponderEliminar
  3. Sera q posso comentar?! Estou autorizada a comentar o blog do tal fulano, q n acha muita piada a q lhe digam o q deve fazer, dizer ou ser?! :p sera q posso?! talvez possa!
    alias..posso! nem q n gostes!

    plim! ca estou eu a comentar o tao famoso blog que, confesso, sigo com alguma regularidade, porque,na verdade e passo a confessar outra vez, me surpreendo com tudo o q escreves e pla maneira como escreves! é isso!:D

    quanto ao post anterior, da tristeza e da revolta, puxa joao miguel! q forte! Mas digo.te, e agora fora de palhaçada, é isso mesmo! Tantas e tantas vezes que insistimos, insistimos e insistimos em coisas que, apesar de ja nos terem feito tao bem e tao felizes, não adianta mais! Há um momento para tudo, e ficar "colado" àqueles que já nao nos pertencem, não pode valer! não vale mesmo! Assim, deixa.me então dizer.te q o futuro, traz muito mais de bom e aliciante do que as recordações que nos prendem ao passado! a sério! Há que cortar essa "LINHA" que nos prende ao passado e nos faz tropeçar tantas vezes e...olhar em frente...seguindo novas LINHAS que nos conduzem a um futuro, sempre risonho! :D

    Quanto a essa palavrinha "felicidade"...acho mesmo que não encerra um significado completo, correcto e pleno de certezas em si! Parte de nós construir o nosso proprio significado de felicidade! E claro que não e completa e permanente! é feita de momentos, de sorrisos, de gestos e de beijos como tu dizes! E muito bem! é feita de dias de liberdade, de segundos de paródia, de horas de sono e de minutos de lágrimas! é feita de tudo e mais alguma coisa! é feita de nós, e da nossa maneira de dizer ou sentir a felicidade!

    plim ^ e tu és feliz, q eu sei!

    até as vindimas!

    ResponderEliminar
  4. Eileen, antes de mais gosto do nome :P
    Obrigado pelas palavras de apoio ao blog e concordo com o q dizes.
    Eu quando for realmente feliz aviso, mas parece-me q é so daqui a muiiito tempo ::

    Maskas, quanto a ti fuck you q bem sabes que muitos dos meus momentos de felicidade são passados contigo! :D

    Abelha Maia, obrigado também pelo comentário e pelas palavras. Mas surge-me uma pergunta: como sabes q sou feliz, HM??? deves ser bruxa!
    vê se encontras o teu calimero (:

    ResponderEliminar
  5. sei pois! claro q sei!

    nem q seja um pedacinho, só as vezes ou por poucos momentos! mas és feliz! dá valor a esses segundos!

    eu encontro o meu calimero! :D sem q me cante aqela musica linda! :p

    fica bem ***

    ResponderEliminar
  6. Aos nossos momentos:

    http://www.metacafe.com/watch/yt-7b9ZA7Q9a70/silence_4_my_friends/

    ResponderEliminar
  7. Aqui está um tema que, como diria a minha mãe “tem pano p’ra mangas” !!
    Sei que já vem um pouco tarde, ms n tenho estado no meu habitat natural, como tal, a tarefa de comentar não estava facilitada. No entanto, a reflexão no assunto foi possível. Neste caso, houveram até momentos em que me vi ‘obrigada’ a reflectir no assunto.
    Mas como é costume, as minhas reflexões n resultam em grandes conclusões -.-‘

    Contudo, vou arriscar (:

    O meu comentário é apenas uma opinião mt pessoal e, provavelmente, especulativa…
    Não é uma crítica, não é um juízo de valor, não é um elogio… é só uma opinião.

    A teoria do “estou feliz”, para mim faz todo o sentido. É simples, pragmática e execuível. Dificil… mas execuível.

    Mas percebo-te. E até me identifico contigo nesse anseio de uma felicidade que nos preencha completamente, que transborde, que seja visível a tds os que nos rodeiam, mas que no fundo acaba por ser utópica.

    Pareces ter um conceito mt ‘exigente’ de felicidade.
    Tu és exigente. Exiges demais de ti e para ti. E talvez seja essa tua exigência e esses padrões elevados que estabeleces ctg msm que não te deixam ‘parar no tempo’ e dizer “estou feliz”.
    Tu sentes! Tu vives as coisas! Mas procuras sempre mais. Estás sedento! Anseias por mais…
    E isso não é mau. Faz de ti uma pessoa melhor. Mais completo…
    mas faz-t sentir a ti incompleto.

    Tens excelentes amigos, uma família espectacular (mt carinhosa), vives mts “grands momentos” e FAZES “grandes momentos”.

    Não falas mt. Fazes rir. És sensível (dos bons). És rabugento e tens mau feitío (:
    És (bom) ouvinte. És parvo ;D És (silenciosamente) amável. És enorme!!!
    Tens td pa amealhar os tais “eu estou feliz” e rapidamente chegares ao TEU “eu sou feliz”.

    Não nos considero meros conhecidos…ms tb n sei s chegamos a ser amigos (és mt exigente ;p) ..ms acho q somos relativamente próximos...
    Por isso, se alguém me perguntasse se o skippy é feliz, provavelmente respondia que o skippy “vai sendo feliz”
    (principalmente dps de receber o seu ‘super-tremoço’ tunning :p)

    Pronto…já tou a aparvalhar…vou ficar por aki!

    Viaja, então (:

    Beijo*
    ^^,

    (abandonei o anonimato ;p)

    ResponderEliminar
  8. "Não é o ambiente que faz o meu humor, mas o meu humor que faz o ambiente. Vou ser feliz!"

    **

    ResponderEliminar